quarta-feira, 28 de março de 2012

UFVJM Comunica que o Processo Seletivo EAD Vale do Jequitinhonha

UFVJM- Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri  comunica que no período de 09 a 26 de Abril  de 2012, abre inscrições para o EAD Processo Seletivo de educação a Distancia. Cursos nas ares de Fisica, Quimica e Matematica. As provas serão aplicadas no dia 20 de maio de 2012 e serão realizadas no dia 20 de maio de 2012 nas seguintes localidades: Águas Formosas; Almenara; Diamantina; Divinolândia de Minas; Januária: Minas Novas; Nanuque;  Padre Paraíso; Taiobeiras e Teófilo Otoni. Mais informações no Site: http://www.ufvjm.edu.br.

segunda-feira, 26 de março de 2012

domingo, 25 de março de 2012

1º Trilhão de Berilo


1º trilhão de Berilo reúne motoqueiros de varias cidades. Sucesso de organização e participação. A organização ficou a cargo da equipe Tilheiros do Água Suja  





Futebol de Berilo


Hoje dia 25/04/2012 aconteceu grande jogo de futebol  da categoria adulta entre a seleção de Berilo X Turmalina. Um jogo muito bonito e difícil. A seleção de Berilo ganho com placar de 3X2.
                                                                   Banco Reserva de Berilo 


sexta-feira, 23 de março de 2012

Cozinha Brasil- Alimentação saudável


A cozinha Brasil despede-se de Berilo deixando muitos conhecimentos para população Berilense, Sucesso de presença superando muitas expectativas. Valeu SESI e Secretaria Municipal de Educação

quinta-feira, 22 de março de 2012

Cozinha Brasil- Alimentação Inteligente


A cozinha Brasil trata-se de uma cozinha experimental pedagógica , montada em unidade move, projetada para ensinar as populações carentes como preparar alimentos de baixo custo e alto valor nutritivo, preferencialmente com receitas que utilizam produtos da própria região.

A Secretaria Municipal de Educação de Berilo em parceria com o SESI esta promovendo durante o dia 21,22 e 23 de março cursos de culinária, ações de educação alimentar para elevar o nível de saúde e qualidade de vida da população de Berilo. Estas atividades estão acontecendo do ginásio multiuso Dom Silvestre Berilo MG. Este curso esta atendendo 300 pessoas divididas durante o turno da manha, tarde e noite.

terça-feira, 20 de março de 2012

Palestra com Promotor de Minas Novas

Palestra com o Promotor de Minas Novas reune publico de aproximadamente 400 pessoas sendo, jovens e adolecentes, pais, professores, diretores de escolas e representantes da sociedade civil. o evento foi realizado no espaço multiuso do Bairro Dom Silvestre municipio de Berilo. Os temas tratados foram atos disciplinar e ato infracional.


Esporte uma pratica transformadora (Peneiram de Futebol em Berilo)

No dia 17 de março de 2012 o municipio de Berilo recebeu o observador técnico Spenser Coelho em realização a um grande peneiram envolvendo cerca de 10 municipios circunvizinhos, neste ouve a participação de aproximadamante 230 atletas.
Spencer Coelho - Nasceu em Araguari (MG), 11/6/1948
Clubes - Jogou como Meia no Cruzeiro (1966 a 1970); Atlético Mineiro (1970 a 1973); América-MG (1973); Universidade, do México (1973 a 1977); Universidade Autônoma, de Guadalajara (1977 a 1979); Atlante, do México (1979 a 1982) e Toluca, do México (1982/83).
Títulos: Campeão mineiro (1966/67/68/69) pelo Cruzeiro e brasileiro (1971) pelo Atlético Mineiro.
O evento pelos funcionarios do Programa Minas Olimpica de Berilo em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cultural/Setor de Esporte. Durante a analise tecnica foi selecionado 6 adolecentes.



Os jogos forão realizados no estadio Beira Rio. os atletas que forão aprovados foram:
Charles Leite  Municipio de Berilo popular Charlim
Vitor Municipio de Berilo Popular Vitinho
Cassio Municipio de Berilo
Jonas Municipio de Francisco Badaro Popular Juninho
Jonatas municipio de Chapada do Norte
e kaique Municipio de Virgem da Lapa.
O Esporte de Berilo entra em ''movimento''


quinta-feira, 15 de março de 2012

Esporte de Berilo toma folego



hoje dia 15 de março esportistas de Berilo se uniram em trabalho voluntario para organizar o estadio Beira Rio para recepcionar o avaliador técnico do America Futebol Clube e alguns municipios circunvizinho.

Gincana Minas Olimpica Geração Esporte de Berilo




Neste dia 14 de março foi realizada uma gincana no ginasio multiuso de Berilo, esta atividade envolveu os alunos do programa Minas Olimpica.

O Programa Minas Olimpica é uma parceria do governo estadual com municipio de Berilo, atende 100 educandos com objetivo de desenvolver intelectualmente atravez do esporte. Este conta com três profissionais de Educaçâo Fisica.

Denuncia Crimes na Cúpula da Policia Militar de Teófilo Otoni - Vale do Mucuri

15/03/2012
Abuso de poder, coação, perseguição, assédio moral, agressão, desmandos e até suspeita de envolvimento com drogas são algumas das denúncias que pesam contra o comandante do 19º Batalhão da Polícia Militar (BPM) de Teófilo Otoni, tenente coronel Marcos Barbosa da Fonseca. As acusações foram apresentadas por policiais e civis, nesta quarta-feira (14/3/12), à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, em audiência pública realizada nesta cidade da região Jequitinhonha/Mucuri. A reunião aconteceu na Câmara Municipal e foi acompanhada por cerca de 150 pessoas, entre policiais e outros moradores. O militar acusado não compareceu, alegando estar de licença médica, o que foi confirmado pelo médico da PM Kênio Cássio Teixeira. Ele será novamente convocado pela comissão e, segundo o presidente, deputado Durval Ângelo (PT), se necessário será avaliado por uma junta médica. Disse também que solicitará uma audiência com o governador para pedir providências. O autor do requerimento, deputado Sargento Rodrigues (PDT), afirmou que as denúncias são tão graves que, se não foram solucionadas pelo governador ou pela própria corporação, devem ser objetivo de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI).

Fonte: www.sargentorodrigues.com.br

Projeto 10envolver

Conhecimento acadêmico aliado à atuação do Ministério Público para fortalecer a participação popular


Termo de Cooperação Técnica entre Ministério Público e universidades assinado nessa segunda, dia 12 de março, viabiliza o Projeto 10envolver, que vai atuar nos dez municípios de menor IDH do Estado

Fortalecer instâncias de participação popular por meio da articulação de ações sociais. Com esse objetivo, foi lançado, na tarde dessa segunda-feira, 12 de março, o Projeto 10envolver, uma iniciativa da Coordenadoria de Inclusão e Mobilização Sociais (Cimos) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

O projeto é uma parceria do MPMG com a Universidade Federal de Juiz de Fora, Universidade Estadual de Montes Claros, Colégio Técnico da Universidade Federal de Minas Gerais, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri e Universidade de Itaúna, e tem como objetivo articular ações sociais nos dez municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Para formalizar o projeto, foi assinado entre os parceiros um Termo de Cooperação Técnica (TCT) que tem como objetivo ampliar os canais de participação social, implementando práticas correspondentes, em um contexto de garantia e efetividade dos direitos fundamentais por meio do Projeto 10esenvolver.

O procurador-geral de Justiça, Alceu Torres Marques, lembrou qual é a função da Cimos desde o momento de sua criação em 2008: buscar um viés diferente para a atuação do promotor de Justiça. Segundo Alceu Torres, a proposta é que o MPMG se antecipe a uma série de problemas comuns à sociedade. "Eu quero agradecer pela confiança depositada no programa 10envolver e pela disponibilidade das universidades. Estar ao lado da academia valoriza o trabalho do Ministério Público. Tenho certeza que os resultados serão muito bem-vindos para a sociedade mineira."

Para o pró-reitor de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora, professor Marcelo Soares Dulci, esse convênio vai se transformar em um programa prático com duração de muitos anos, ultrapassando, inclusive, as gestões de quem está hoje à frente do Ministério Público e das universidades. "Esperamos que esse projeto gere um modelo de relação do Ministério Público com as instituições universitárias para defender e ampliar os direitos de todos os mineiros, principalmente das pessoas em situação de risco. Acreditamos que vai gerar um grande fruto para o futuro", diz Marcelo Dulci.

O coordenador da Cimos, promotor de Justiça Paulo César Vicente de Lima, explica que o projeto busca a sinergia institucional, com a integração do MPMG e das universidades, cada um cumprindo seu papel, somando esforços para o desenvolvimento das regiões. "O caminho escolhido foi contribuir para o fomento do capital social e, a partir desse capital, esperamos poder contribuir para o desenvolvimento local." Entre os meios de trabalho, Paulo César destaca o incremento à participação social e o fortalecimento institucional das associações e do controle social por meio dos conselhos.

Paulo César Vicente de Lima diz que as universidades farão diagnósticos das realidades sociais de cada município. Esse trabalho será usado para o desenvolvimento de novos projetos pelas próprias universidades, mas também será a base de atuação do MPMG. "A partir desse trabalho, o Ministério Público vai construir estratégias de atuação usando tanto seus instrumentos tradicionais de atuação quanto a participação nos projetos sociais como um novo instrumento", acredita.

Assinaram o convênio o procurador-geral de Justiça, Alceu Torres Marques; o coordenador da Cimos, promotor de Justiça Paulo César Vicente de Lima; o diretor do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), procurador de Justiça Rogério Filippetto; o pró-reitor de Extensão da Universidade Federal de Juiz de Fora, professor Marcelo Soares Dulci; o reitor da Universidade Estadual de Montes Claros, professor João dos Reis Canela; a professora da Universidade Federal de Minas Gerais Rosilene Siray Bicalho; a professora da Universidade dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri Ana Catarina Perez Dias e o chanceler da Universidade de Itaúna, professor Ralph Batista da Maulaz.

Também participaram da cerimônia o conselheiro nacional do Ministério Público procurador de Justiça Jarbas Soares Júnior; o coordenador da Secretaria de Planejamento Estratégico (Sepe), promotor de Justiça Jairo Cruz Moreira; o diretor pedagógico do Ceaf, promotor de Justiça Gregório Assagra de Almeida; servidores do MPMG e outros representantes das universidades.


10envolver

De iniciativa da Cimos, o projeto visa articular ações nos dez municípios de menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado de Minas Gerais. O coordenador da Cimos, promotor de Justiça Paulo César Vicente de Lima, destaca que a Constituição Federal (CF) atribui um papel relevante ao Ministério Público, determinando, entre outras, "a defesa dos interesses sociais" (CF, art. 127). Sob essa premissa, segundo ele, a Cimos busca ser a interlocutora nesse projeto que visa contribuir para o desenvolvimento integral para os dez municípios de menor IDH do Estado de Minas Gerais.

No Estado, nos vales dos rios Jequitinhonha e Mucuri e no Norte de Minas, há vários municípios com baixo IDH. E o Ministério Público de Minas escolheu, para este projeto, os dez municípios com os menores índices de acordo com os dados apresentados pelo PNUD 2000. O índice se baseia no pressuposto de que, para aferir o desenvolvimento de uma população, não se deve considerar apenas a dimensão econômica, mas também outras características sociais, culturais e políticas que influenciam a qualidade da vida humana. Desse modo, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que é a rede global de desenvolvimento da Organização das Nações Unidas, mede e divulga, desde 1990, o IDH de milhares de municípios do mundo inteiro.

A partir do diagnóstico social dos dez municípios mineiros de menor IDH e dos seus respectivos relatórios, o grupo de pesquisa tem possibilidade de apresentar projetos de ações direcionados para atender as necessidades sociais dessas populações, sobretudo ações que visam a construção do sujeito social, do cidadão.





Assessoria de Comunicação do Ministério Público de Minas Gerais - Núcleo de Imprensa

segunda-feira, 12 de março de 2012

Jovem Esportista de Berilo



Durante todo este mês cerca de 120 adolescentes de Berilo se preparam com treinamentos físico para participar de um peneirão que será realizado no dia 17/03/2012 pelo América Futebol Clube de BH em parceria com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cultural/setor de Esporte. A avaliação técnica acontecera no estádio Beira Rio Município de Berilo

quinta-feira, 8 de março de 2012

Estrela Mulher



 Linda Estrela!
Aquela que faz de simples dias Dias especiais.
 Que ilumina A profunda escuridão.
 Você é a razão da beleza
 Do encanto e da magia.
 Você é a presença da ternura
Com jeito de atrevida
Ou com rosto de Anjo.
 Você é uma estrela
Aos olhos de Deus...



Linda estrela Repleta de Sabedoria
  E compreensão.
Você sabe seduzir Sabe conquistar...
 Sem seu brilho
 A beleza não existiria
 O encanto não seduziria.
Seus olhos Hipnotizam a todos a sua volta.
Seu sorriso é a arma Que acerta o alvo Chamado Corações,
Que facilmente se torna dona deles.
Porque és um estrela abençoada
 Estrela chamada Mulher.

Parabéns por este dia especial
Parabéééénssss

quarta-feira, 7 de março de 2012

Esporte de Berilo (peneirão)


Informamos que no dia 17 de março de 2012 estaremos recebendo o ex jogador do Cruzeiro, Atlético e América, Spenser Coelho, observador técnico do América Futebol Clube de Belo Horizonte que realizará um peneirão neste Município de Berilo. Na oportunidade estará observando garotos na faixa etária de 12 aos 17 anos, caso seja aprovados, poderão participar das divisões de base do clube mineiro. As orientações sobre a possível inclusão ficarão a cargo dos coordenadores do América.

Todo Participante do “peneirão”, deverá comparecer ao estádio Beira Rio de Berilo ás 13: horas com a ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada pelos pais ou responsável, fica vedado a participação de atletas fora da idade prevista.

Fica estabelecida a data de 12 de março como prazo final para confirmação de presença e envio dos nomes, data de nascimento e posição de jogo de cada atleta através do email: deniocesarpc@yahoo.com.br fone: (33)88283289

EFA Bontempo educação que tranforma


 Fico muito triste com esta noticia, sou prova viva que este modelo de educação merece nosso apoio, pois fui aluno da mesma. Temos que unir foças para que o despejo não aconteça e provar para toda esta gente o quanto este modelo de educação é importante e o quanto nosso vale necessita dela.

Este momento é de grande indignação, mim vejo a perguntar que Fundação Brasileira de Desenvolvimento é esta que luta pela desapropriação de uma escola que atende filhos de pequenos agricultores familiares do nosso vale.

Aqueles prédios que ali estão florão construídos com nosso suor. Mim recordo que nos sábados e nos domingos nossas atividades eram voltadas á construção daquelas obras.
 se sou o que sou devo a EFA BONTEMPO

Nota de repúdio contra o despejo da EFA Bontempo de Itaobim MG


AMEFA....




Nota de repúdio contra Despejo da EFA Bontempo em Itaobim/MG.

Comunicamos à imprensa e à sociedade em geral que hoje, 23 de fevereiro de 2012, segundo o Diretor Ricardo Vital, um oficial de justiça apareceu na sede da Escola Família Agrícola Bontempo, situada em Itaobim, Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais para comunicar o mandado de reintegração de posse dos prédios onde a referida EFA funciona a mais de 10 anos. Não bastasse os dados estarrecedores da situação da educação da juventude rural no Brasil que não vem ao caso comentar agora, é lamentável tal episódio. É sabido que a EFA Bontempo surge da necessidade dos trabalhadores resolverem o problema da educação de seus filhos com uma escola diferenciada, contextualizada em sua realidade. A EFA Bontempo foi construída pelos trabalhadores rurais num terreno doado em comodato por tempo indeterminado pela Fundação Brasileira de Desenvolvimento, cujo presidente é o padre católico, Sr Felici Bontempi. Ele e sua fundação reivindicam o terreno e os prédios construídos ali pela Associação gestora da EFA, AEFAMBAJE. São 200 jovens matriculados cursando 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio e Profissional Técnico em Agropecuária. A luta na justiça vem se protelando há mais de 5 anos. Em todo este tempo a EFA Bontempo buscou saídas através do diálogo apelando para as autoridades que ajudassem a encontrar alternativas para que seus alunos não sofressem prejuízos com o despejo: audiência pública na Assembléia Legislativa em 2010, tentativas de conciliação no STJ de Minas Gerais e no Fórum de Medina. Os trabalhadores responsáveis por este projeto já afirmaram que “dali não saem”. Esperamos que providências seja tomadas para evitar conflitos maiores. Não seria o momento de o Estado ou a Prefeitura de Itaobim tomar uma atitude e desapropriar aquela área para fins sociais?

Abaixo assinado

-João Batista Begnami – Assessor da UNEFAB


-Idalino Firmino dos Santos – Associação Mineira das Escolas Famílias Agrícolas- AMEFA

-Gabriela Souza Santos – AMEFA – Estudante da Licenciatura em Educação do Campo – UFMG

Paulo André Alves de Amaral – Coordenador  CPT/MG – Estudante da licenciatura em Educação do campo – UFMG.

Juliana Gomes da Costa- Movimento dos Pequenos agricultores-MPA- Estudante da Licenciatura em Educação do Campo-UFVJM e ex- aluna EFA Bontempo.









domingo, 4 de março de 2012

Minas Olímpica Geração Esporte de Berilo




Nesta segunda dia 03/04/2012 será realizada na quadra multiuso do bairro dom silvestre de Berilo, um dia de lazer com brinquedos e brincadeira envolvendo todos os educandos do Programa Minas Olímpica de Berilo.

Contamos com a presença de todos.

Novo Campus UFJF

Por que será que para os Vales do Mucuri e Jequitinhonha, não dá?

"O primeiro campus avançado da UFJF será erguido a 464 quilômetros de Juiz de Fora, em Governador Valadares, na região Leste de Minas Gerais, com capacidade inicial para 4.000 alunos e investimento de R$ 120 milhões. O novo quantitativo de estudantes fará com que a Universidade atenda mais de 24 mil discentes de graduação nos próximos quatro anos em seus dois campi. É mais que o dobro quando comparado aos 11 mil de 2007. [...] Serão oferecidas 750 vagas anuais em nove cursos de graduação presenciais: Administração, Ciências Contábeis, Direito, Economia, Farmácia, Fisioterapia, Medicina, Nutrição e Odontologia – opções também ofertadas na sede e com conceitos máximos no Enade (Exame Nacional de Desempenho do Estudante). A relação de cursos foi acordada, conforme a demanda regional, entre o Ministério da Educação, UFJF e Prefeitura de Governador Valadares. Não está descartada a possibilidade de aumentar, futuramente, a lista de graduações."
Quem tiver interesse em acessar a matéria completa, segue o link da SECOM da UFJF.

www.ufjf.br/secom/2012/02/28/ufjf-abrira-campus-avancado-em-governador-valadares/

Esporte Berilo

Nesta sexta feira, dia 02 de março de 2012, o América Futebol Clube de Minas Gerais na pessoa de Ilceu Eustáquio, confirma o peneirão que será realizado na cidade de Berilo, situada no vale do Jequitinhonha Minas Gerais, dia 17/03/2012, estes por intermédio dos funcionários do programa Minas Olímpica de Berilo. O evento esportivo tem como principal finalidade a revelação de novos atletas que poderão ser encaminhados ao clube. Pode ser inscritos adolescentes de 12 aos 17 anos do município de Berilo e cidades circunvizinhas que desejarem se inscrever. Mais informações no Programa Minas Olímpica de Berilo.