quarta-feira, 5 de junho de 2013

Mais de R$ 59 milhões liberados para o DER MG.


De 2002 a 2005, o governo federal repassou recursos para o Governo de Minas concluir o trecho de asfalto entre Minas Novas-Chapada do Norte-Berilo-Virgem da Lapa, e o de Almenara-Jacinto-Salto da Divisa. 

Apenas 8 km foram realizados, entre Chapada do Norte e Minas Novas, deixando uma ponte sobre o Rio Fanado, em Minas Novas, sem o encabeçamento. E nenhuma explicação foi dada nem pelo DER, nem pelo DNIT. Milhões foram para o ralo. A falida empreiteira Minas Sul, dona do contrato, terceirizou a obra com a ENGESA. As duas empreiteiras faturaram muito nesta obra não realizada.

Confira aqui detalhes do convênio: 

portaltransparencia.gov.br/convenios/DNIT/DER.MG/BR 367

CONVÊNIOS POR ÓRGÃO CONCEDENTE

UF:
MG

Município:
BELO HORIZONTE


Detalhes do Convênio


Número do Convênio SIAFI:
479.166 

Situação:
Concluído

Nº Original:
TT-005/2002

Objeto do Convênio:
OBRAS DE COMPLEMENTACAO AS IMPLANTACAO E PAVIMENTACAO DOS TRECHOS MI-NAS NOVAS- CHAPADA DO NORTE - BERILO - VIRGEM DA LAPA, KM 369,2 AO KM301,4 DO PNV, COM 69,0 KM DE EXTENSAO E ALMENARA - (ESTACA 500) -JACINTO - SALTO DA DIVISA KM 102,6 AO KM 0,00 DO PNV, COM 88,60 KM DE EXTENSAO E CONSTRUCOES DE OBRAS DE ARTES ESPECIAIS NO TRECHO ALMENARA - SALTO DA DIVISA, NA RODOVIA BR 367/MG.

Orgão Superior:
MINISTERIO DOS TRANSPORTES

Concedente:
DEPART. NAC. DE INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTE

Convenente:
DEPARTAMENTO DE ESTRADAS DE RODAGEM DO EST DE M GERAIS

Valor Convênio:
59.546.520,08

Valor Liberado:
59.546.520,08

Publicação:
05/07/2002

Início da Vigência:
05/07/2002

Fim da Vigência:
31/12/2008

Valor Contrapartida:
6.597.220,00

Data Última Liberação:
11/07/2005

Valor Última Liberação:
1.000.000,00
                                        

Em abril de 2012, o governo federal assinou um convênio com o DER-MG para que o órgão estadual publicasse um Edital para a elaboração de um novo projeto técnico de engenharia, em um valor de R$ 7,4 milhões. Para explorar politicamente a não realização do asfalto pelo governo federal, o DER MG enrolou um ano e não publicou nada. O DNIT anulou o convênio até então existente entre os dois governos, e voltou a ficar responsável pela BR 367. Mesmo assim, o DNIT enrolou dois anos para contratar empresa para  elaborar o projeto citado acima.

Confirme aqui:
br-367-der-enrola-dnit-lava-as-maos

Enfim, a questão não é de burocracia. É politica mesmo. O governo do Estado não se interessa em  asfaltar para exploração eleitoral, mesmo recebendo recursos para este fim, afirmando que só ele faz, e conta com a conivência da imprensa mineira.

O Governo federal não coloca a obra de asfalto da BR 367 como prioridade. A Bancada de Parlamentares mineiros da mesma forma. 
Em 2010, Lula e Dilma prometeram asfaltar a rodovia. E até agora, pouco adiantou o projeto da obra. 
O Governo de Minas também colocou na sua programação no Caminhos de Minas, mas nada faz para que a obra aconteça. Muito pelo contrário.

Depois de 14 anos paralizada, somente com a pressão do então deputado federal Carlos Mota (PSB-MG), natural de Minas Novas, a obra reiniciou , em 2003. Mas, paralizou de novo, com a não reeleição de Mota. 

Então, falta pressão política para a obra sair do papel. Os deputados aqui votados e eleitos não dão bola para a obra. Eles preferem as suas regiões de origem. E dão banana pro povo do Vale. Os prefeitos e vereadores cruzam os braços. A população também, embora vez ou outra alguns grupos se movimentem.                

Leia mais aqui:
Tres-cidades-do-vale-cortadas-pela-BR 367.estão sem asfalto
Fonte: Blog do banu

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