De 2002 a 2005, o governo federal repassou recursos para o Governo de Minas concluir o trecho de asfalto entre Minas Novas-Chapada do Norte-Berilo-Virgem da Lapa, e o de Almenara-Jacinto-Salto da Divisa.
Apenas 8 km foram realizados, entre Chapada do Norte e Minas Novas, deixando uma ponte sobre o Rio Fanado, em Minas Novas, sem o encabeçamento. E nenhuma explicação foi dada nem pelo DER, nem pelo DNIT. Milhões foram para o ralo. A falida empreiteira Minas Sul, dona do contrato, terceirizou a obra com a ENGESA. As duas empreiteiras faturaram muito nesta obra não realizada.
Apenas 8 km foram realizados, entre Chapada do Norte e Minas Novas, deixando uma ponte sobre o Rio Fanado, em Minas Novas, sem o encabeçamento. E nenhuma explicação foi dada nem pelo DER, nem pelo DNIT. Milhões foram para o ralo. A falida empreiteira Minas Sul, dona do contrato, terceirizou a obra com a ENGESA. As duas empreiteiras faturaram muito nesta obra não realizada.
CONVÊNIOS POR ÓRGÃO CONCEDENTE
UF:
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MG
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Município:
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BELO HORIZONTE
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Detalhes do Convênio
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Número do Convênio SIAFI:
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479.166
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Situação:
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Concluído
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Nº Original:
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TT-005/2002
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Objeto do Convênio:
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OBRAS DE COMPLEMENTACAO AS IMPLANTACAO E PAVIMENTACAO DOS TRECHOS MI-NAS NOVAS- CHAPADA DO NORTE - BERILO - VIRGEM DA LAPA, KM 369,2 AO KM301,4 DO PNV, COM
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Orgão Superior:
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MINISTERIO DOS TRANSPORTES
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Concedente:
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DEPART. NAC. DE INFRA-ESTRUTURA DE TRANSPORTE
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Convenente:
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DEPARTAMENTO DE ESTRADAS DE RODAGEM DO EST DE M GERAIS
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Valor Convênio:
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59.546.520,08
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Valor Liberado:
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59.546.520,08
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Publicação:
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05/07/2002
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Início da Vigência:
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05/07/2002
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Fim da Vigência:
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31/12/2008
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Valor Contrapartida:
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6.597.220,00
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Data Última Liberação:
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11/07/2005
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Valor Última Liberação:
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1.000.000,00
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Em abril de 2012, o governo federal assinou um convênio com o DER-MG para que o órgão estadual publicasse um Edital para a elaboração de um novo projeto técnico de engenharia, em um valor de R$ 7,4 milhões. Para explorar politicamente a não realização do asfalto pelo governo federal, o DER MG enrolou um ano e não publicou nada. O DNIT anulou o convênio até então existente entre os dois governos, e voltou a ficar responsável pela BR 367. Mesmo assim, o DNIT enrolou dois anos para contratar empresa para elaborar o projeto citado acima.
Confirme aqui:
br-367-der-enrola-dnit-lava-as-maos
Enfim, a questão não é de burocracia. É politica mesmo. O governo do Estado não se interessa em asfaltar para exploração eleitoral, mesmo recebendo recursos para este fim, afirmando que só ele faz, e conta com a conivência da imprensa mineira.
O Governo federal não coloca a obra de asfalto da BR 367 como prioridade. A Bancada de Parlamentares mineiros da mesma forma.
Em 2010, Lula e Dilma prometeram asfaltar a rodovia. E até agora, pouco adiantou o projeto da obra.
O Governo de Minas também colocou na sua programação no Caminhos de Minas, mas nada faz para que a obra aconteça. Muito pelo contrário.
Em 2010, Lula e Dilma prometeram asfaltar a rodovia. E até agora, pouco adiantou o projeto da obra.
O Governo de Minas também colocou na sua programação no Caminhos de Minas, mas nada faz para que a obra aconteça. Muito pelo contrário.
Depois de 14 anos paralizada, somente com a pressão do então deputado federal Carlos Mota (PSB-MG), natural de Minas Novas, a obra reiniciou , em 2003. Mas, paralizou de novo, com a não reeleição de Mota.
Então, falta pressão política para a obra sair do papel. Os deputados aqui votados e eleitos não dão bola para a obra. Eles preferem as suas regiões de origem. E dão banana pro povo do Vale. Os prefeitos e vereadores cruzam os braços. A população também, embora vez ou outra alguns grupos se movimentem.
Leia mais aqui:
Tres-cidades-do-vale-cortadas-pela-BR 367.estão sem asfalto
Fonte: Blog do banu
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